Um roteiro curto, para um vídeo no Instagram, YouTube ou vídeo de vendas para qualquer mídia, precisa se estruturar em uma ideia inicial. Ele não é difícil de construir, é preciso seguir apenas algumas etapas para deixá-lo redondo.
Ao produzir um manual para meus alunos, decidi compartilhar com vocês um dos pontos que abordei nesse material e espero que possa ajudá-los na criação do seu roteiro:
A ideia para o roteiro do vídeo vai partir da sua premissa. Ou seja, segundo Howard e Mabley, no livro Teoria e Prática de Roteiro, a premissa nada mais é que a situação já existente dentro do universo de um personagem.
Em termos práticos, a ideia virá da sua situação e contexto do dia a dia. E vai depender do tipo de vídeo que você vai produzir e qual a finalidade.
Por exemplo, se você já possui canal do YouTube ou no IGTV, já tem um público consolidado, é expert em algum assunto ou dono (a) de uma empresa, você pode criar um calendário editorial com sugestões de temas que interesse ao seu público. Faça uma pesquisa no Google Adwords para saber quais palavras-chaves são mais pesquisadas em seu segmento.
Outra dica é reunir as principais dúvidas dos seus seguidores ou clientes e transformá-las em vídeos que respondam esses questionamentos.
Para quem está iniciando uma jornada na criação de conteúdo online, o ideal é falar de assuntos na sua área de forma geral e abrangente para atrair o seu público. Uma boa ideia é pensar em conteúdos que respondam à dúvidas e ensinem algo na sua área de atuação. Sempre funcionam.
Roteiro de cinema x roteiro para vídeos digitais
A palavra roteiro pode assustar no início, pois sempre que pensamos nela pela primeira vez nos vêm à mente aqueles roteiros cinematográficos de longa-metragem. Não é desse roteiro que estamos falando aqui.
Um roteiro de cinema, grosso modo, é um guia de produção para a equipe, onde há falas, cenas, sequências, descrição e local de locação, informa de a gravação deve ser externa ou interna e se passa de dia ou de noite.
No roteiro de um vídeo curto para as redes sociais, por exemplo, não é necessário todo esse detalhamento. Os itens mais importantes para esse tipo de vídeo mais curto são:
- Título do vídeo;
- Minutagem;
- Descrição da cenas;
- Apontamento de inserção de áudio ou BG;
- Texto da cena ou da narração.
Com esses cinco itens é possível construir um roteiro bem estruturado para organizar a gravação e a edição de um vídeo curto.
Diariamente publico dicas no meu perfil do Instagram, é o lugar mais fácil de me achar. Você já me segue lá? Clica aqui e me manda um OI