Encerrei essa semana uma série de vídeos no IGTV sobre Produção Científica. Abordei o que consta cada etapa de um projeto de pesquisa de um TCC, artigo, dissertação ou tese. A ideia é dar uma continuidade à série por aqui em formato de texto. Vamos começar falando sobre como fazer um artigo científico e suas etapas essenciais.

Há uma estrutura básica que você pode usar, e pode fazer pequenas variações que façam sentido no texto. Ou mesmo, se adequar à revista que você quer publicar. O artigo tem, em média, 15 páginas, e nelas você pode explorar uma vertente do tema que você está estudando.

Para que seu artigo científico tenha sucesso nas revistas científicas, escolha um tema bem bacana, faça uma pesquisa bem apurada e siga a estrutura com os elementos a seguir:

Título – É sempre a parte mais importante de qualquer tipo de artigo, pois ele vai chamar a atenção do leitor. Preste atenção pra ele ser conciso, porém deve passar a ideia total do conteúdo abordado.

Filiação – Local para inserir o nome do autor do trabalho e o nome da instituição onde a pesquisa foi desenvolvida. É interessante colocar ainda um e-mail para contato.

Resumo – É a síntese do artigo e precisa trazer as informações claras e dar uma visão geral do tema abordado e dos resultados da pesquisa.

Introdução – Momento de fazer a contextualização do tema. O objeto ou tema pesquisado precisa estar bem destacado aqui. Exponha os objetivos e justificativa de forma bem clara.

Fundamentação Teórica (ou Revisão Bibliográfica) – Aqui é o momento de usar toda a sua leitura e pesquisa para o artigo e usar as ideias e citações dos autores estudados e fazer um contraponto com a sua pesquisa.

Metodologia – Explique os métodos que você usou para chegar à conclusão da pesquisa: experimental, analítico-descritivo, entre outros.

Resultados – Chegando ao final do artigo, é hora de mostrar os resultados, expor em formato de tabela, gráficos, tópicos, da maneira que o entendimento fique mais claro.

Discussão – Os resultados mais relevantes devem ser discutidos e correlacionados com conclusões de outros estudos da área.

Conclusão – É o final do artigo, em que você expões suas considerações finais sobre a pesquisa e conclui o que propôs no início do artigo.

Referências – Fazer uma lista com todas as fontes citadas no artigo, que serviram de base para sua pesquisa.

Informações adicionais – Isso depende muito da revista do seu tipo de pesquisa. Caso seja necessário, aqui você coloca tabelas, figuras, gráficos, etc.

Fazer uma minuciosa pesquisa garante a publicação do artigo

Cada revista tem um tipo de formatação. Preste atenção nisso antes de mandar o seu artigo revisado. Se atenha a fazer um texto bom, interessante e de qualidade. Assim você garante uma publicação.

Gostou do artigo? Se quiser ver os episódios da série no IGTV, só clicar aqui! Compartilhe esse artigo com quem você acha que pode aproveitar essas dicas.