Você é produtor de conteúdo, precisa  montar um portfólio mas não tem a mínima ideia de como fazer isso?  Você já viu o portfólio de arquitetos, engenheiros, publicitário,  designers e não sabe como alguém que trabalha com os textos e conteúdos digitais pode divulgar o seu trabalho de forma simples? Saiba que o portfólio para produtores de conteúdo é simples de fazer e de fácil acesso. Eu entendo a sua dúvida perfeitamente porque eu mesma já tive a mesma inquietação há algum tempo atrás.

Saiba  que montar um portfólio de produção de conteúdo é muito mais rápido do que o seus portfólio de outros profissionais. Isso eu te garanto. Para te ajudar, eu trouxe hoje 3 tipos de portfólio que você pode montar para mostrar seus trabalhos para os seus futuros clientes, ou mesmo divulgá-lo na internet. Se liga nas dicas a seguir:

Plataforma

Existe aplicativo e plataforma para tudo nessa vida, inclusive para montar portfólio. Eu até acho essas plataformas bem interessantes, porém, a maioria possui menos recursos na versão gratuita. Aí você tem que pagar para disponibilizar mais conteúdo no seu portfólio.

Eu andei dando uma olhada em alguns aplicativos e vou te indicar um. Mas deixo bem claro que fica a seu critério a escolha e publicar o seu portfólio nessas plataformas.

O Journo é uma plataforma para publicação de portfólio para redatores, jornalistas e produtores de conteúdo em geral. Ela possui uma versão paga e gratuita. Dá uma olhada no site deles e veja se vale a pena.

Documento PDF

Essa é a maneira mais rápida e simples de utilizar um portfólio. Você monta um pequeno texto em um documento PDF como se fosse um currículo. Lá você vai colocar os links das suas principais publicações, conteúdo para redes sociais, artigos, crônicas, qualquer tipo de conteúdo que você produza e que, preferencialmente, esteja disponível on-line. 

É interessante também que você faça prints das publicações que você considera mais relevantes e coloque  no documento, para que a pessoa que esteja vendo seu portfólio tenha um acesso mais rápido ao seu conteúdo e já tenha uma noção das suas habilidades sem antes precisar acessar os links.

Blog

De todas as dicas, acredito que o blog é a melhor forma de você fazer um portfólio. Ele é o maior agregador de uma diversidade de conteúdos e consegue mostrar todos os seus talentos de uma só vez. Lá você pode publicar os seus textos, artigos, crônicas, ensaios e críticas, qualquer tipo de texto verbal. Além disso, você pode mostrar os seus talentos no design, na fotografia, nas redes sociais, em qualquer área. É só postar o seu conteúdo lá e passar o link para os interessados.

LinkedIn

O LinkedIn é o novo currículo e lá você pode colocar suas informações profissionais, prêmios, cursos, habilidades e fazer muito networking. Além disso, você pode usar publicar artigos por meio da plataforma Pulse, que está integrado ao LinkedIn.

O legal dessa plataforma é que toda vez que você publica um artigo, ela distribui automaticamente para toda sua lista de contato. Você pode, também, usar essa rede social profissional para divulgar o seu blog.

E aí, agora ficou mais claro como é fácil um produtor de conteúdo montar um porftfólio? Não é um bicho de 7 cabeças e, se você ainda não tem um, já pode começar já.

Gostou desse artigo? Envie para seus amigos que produzem conteúdo e siga meu perfil no Instagram.