Você sempre sonhou em viver de produção de conteúdo para a web, trabalhar de casa, ganhar por produtividade, ter tempo para pesquisar para produzir aquele texto maravilhoso e ainda receber por isso? Saiba que o sonho de viver da sua escrita está muito mais perto da sua realidade do que você imagina.

Se você quer viver da escrita, fazer produção de conteúdo para web, você está no lugar certo. Vou te contar minha experiência como redatora e como conquistei a liberdade de conseguir trabalhar com produção de conteúdo de casa.

Eu sempre pensei que seria escritora. Meu sonho desde criança. Mas eu imaginava algo como Lygia Fagundes Telles, Agatha Christie ou Virginia Woolf. Eu escreveria dois romances épicos por ano e cada um seria um best-seller e eu poderia viver tranquilamente assim.

Mas a realidade não foi bem essa, por enquanto. Mas hoje posso dizer que sou capaz de escrever sobre qualquer assunto e vivo da escrita (além das aulas, claro). E o grande responsável por isso foi a estratégia de marketing de conteúdo, aliada à minha bagagem de redatora que tive por 15 anos de profissão.

Como eu vivo de produção de conteúdo

Sou produtora de conteúdo freelancer, além de professora universitária nos cursos de Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda. Eu escrevo posts de blog, posts de redes sociais, artigos de blog, artigos científicos, resenhas, roteiro de vídeos, enfim, uma infinidade de tipos de conteúdos diferentes.

Hoje estou mais focada em consultoria, mentoria e cursos na área de produção de conteúdo do que na produção do conteúdo em si, mas eu mesma faço todo o conteúdo das minhas redes e deste blog.

Eu já escrevi texto sobre piscinas, perfumes, jurídicos, comportamento, entretenimento, agronegócio, saúde, psicologia, mundo pet, viagens, tecnologia, marketing, jornalismo, já fiz conteúdo para funerária e sobre energia solar.

A maioria destes textos são para blogs, onde consigo me aprofundar mais nos assuntos. A demanda por bons redatores é interminável e sempre vai ter uma vaga para você se você for bom. E hoje, saber produzir conteúdos é fundamental para se manter neste mercado.

Conteúdo como instrumento de marketing

O conteúdo é a ferramenta de marketing mais eficaz. Antes que as pessoas comprem, elas navegam horas na internet, procurando informações, ideias e respostas que os inspirem a comprar. Quando um cliente faz uma pergunta, é mais provável que a empresa que fornece a melhor resposta receba a venda.

O blog é uma das melhores estratégias, porque é uma forma da empresa informar o leitor para ganhar a confiança dele. Foi assim que aprimorei minha escrita, escrevendo artigos para blogs de diversos segmentos.

Um ótimo conteúdo também ajuda as empresas a chegarem mais perto do público. A maioria dos cliques vai para os resultados da primeira página. Embora o conteúdo não garanta resultados de pesquisa, quanto melhor o conteúdo de um site da empresa, mais acesso ele terá e isso fará com que ele vá chegando ao topo do Google.

Quanto um produtor de conteúdo para a web pode ganhar

Isso depende de muitas variáveis. Muitos redatores focam em revisão e textos simples, o que não tem um grande retorno financeiro. Alguns escritores conseguem contratos com grandes marcas e ganham dinheiro com o qual a maioria de nós só sonha.

O que você faz dependerá de quão bom você é, o que você escolhe escrever e o quanto você está disposto a trabalhar. Quanto mais produzir, mais você ganha. Mas para falar em valores, um redator e produtor de conteúdo digital ganha, em média, de R$ 2500 a R$ 5000, depende do seu volume de trabalho.

Como viver de produção de conteúdo

1. Mostre seu trabalho. Você precisará de um portfólio de obras publicadas. Você pode optar por criar um blog, por exemplo. Neste artigo eu ensino como um produtor de conteúdo pode montar um portfólio. Você pode publicar em uma plataforma com muitos leitores, como Medium.

2. Candidate-se a projetos que você encontrar na internet. É importante começar a produzir, mesmo que você ainda esteja trabalhando em alguma empresa.

3. Faça uma reserva financeira que pode te ajudar a te manter por, pelo menos, 6 meses antes de deixar o seu trabalho atual. Tem mês que os ganhos são bons mas outros, nem tanto. No início, sempre vai ter essas falhas, mas com o tempo você consegue se estabelecer.

4. Entenda seu público. Saber para quem você está escrevendo é fundamental para o sucesso. O objetivo é estabelecer uma conexão significativa com seus leitores.

5. Aprenda a negociar. O mercado costuma querer pagar muito pouco para quem produz conteúdo. Estude, treine, escreva diariamente. Assim, você produzo com qualidade e o cliente vai pagar o seu preço.

6. Escolha um nicho. Sua carreira será mais satisfatória se você escrever o que é mais importante para você ou o que você mais conhece. Você pode ser apaixonado por saúde e beleza, negócios, tecnologia, jogos ou conserto de automóveis. Quando você se especializa você fala com mais segurança.

Escritores, redatores e produtores de conteúdo nunca param de aprender. Estude todos os dias, sempre! Siga meu Instagram. Lá eu dou dicas diárias de produção de conteúdo.