Produzir conteúdo para produtos e serviços, para empresas de segmentos diferentes, requer pensar em estratégias que se encaixem com sua linguagem e seu público-alvo. Se você faz conteúdos para produtos e serviços, saiba que é importante pensar em formas diferentes de comunicar estrategicamente cada um dos dois. Tendo em vista que, por serem produtos diferentes, também exigem tipos de conteúdos distintos.

Veja as dicas abaixo de como você pode pensar a comunicação de produtos e serviços e o que é mais eficaz em casa um:

Preço no post em redes sociais

Produto: Se você vende produtos físicos, o ideal é colocar preço sempre. Esse é o erro mais comum de quem trabalha com produtos físicos. Os clientes reclamam demais.

Eu mesma sou uma pessoa que se o preço não estiver na postagem, eu nem faço questão de mandar uma mensagem. Isso  facilitar vida do seguidor e pode gerar venda por impulso.

Fazer com que o cliente mande um direct só para tentar convencê-lo a comprar na conversa é perda de tempo tanto para você quanto para ele, pois uma conversa no direct não é garantia de venda. Outra coisa, perca medo dos concorrentes. Preocupe-se em ser bom e ter um bom atendimento, assim o seu preço será o menos importante.

Serviço: Para quem vende serviço, antes de passar o preço é preciso agregar muito valor. Outra coisa, se o preço precisa se orçamento, não é interessante deixar exposto.

Posts do feed do Instagram e Facebook

Produto: Quem vende produto precisa investir fortemente em imagens. Aprenda a usar aplicativos de edição de fotos e se puder, até contrate um profissional para montar cenários, fazer fotos bem feitas e tratadas.

Um detalhe importante: não economize na quantidade de fotos. Faça imagens de todos os ângulos do produto, de como ele é por dentro, em contraste com luz, com outros produtos, todas as formas possíveis.

O cliente não está vendo o produto ao vivo, e não tem condições de tocá-lo, por isso é extremamente importante disponibilizar todos os ângulos possíveis de imagens. Neste caso, ter mais imagens é muito importante.

Serviço: As imagens também são válidas aqui, mas para serviço é mais importante que o consumidor te veja ou veja o dono do negócio. Invista mais em  vídeos, artes e dicas (em todos os formatos).

Stories do Instagram e do Facebook

Produto: Mostra os bastidores da empresa, como o produto é feito, como as pessoas usam o produto, replique marcações do produto, gere autoridade se mostrando como consultor, alguém que, realmente, entende do produto.

Serviço: Se você vende serviço, não perca a oportunidade de mostrar suas qualificações, bastidores, cursos que faz, o trabalho do seu dia a dia. Atue como um influenciador e mostre sua vida pessoal.  

Anúncios

Produto: O mesmo que foi dito na área de post. Mostre o produto em imagens de qualidade com o preço, principalmente se for promocional. 

Serviço: Para anunciar serviços, o ideal é fazer vídeos. Não precisam ser longos, mas eles precisam trazer as principais habilidade e capacidades do prestador de serviços, além de fazer a chamada para ação.

Viu como saber o que dizer quem cada tipo de negócio é fundamental para ter sucesso na sua comunicação? Se gostou do artigo, siga meu perfil no Instagram para mais dicas.