Há quem diga que o bom e velho e-mail já teve seu tempo de ouro e que está esquecido em meio às redes sociais. Ledo engano. Nada substitui as formas de comunicação existentes, elas apenas se integram e exercem papéis diferentes. Este artigo vai te dizer porque você deve usar o e-mail marketing em suas comunicações do dia a dia ou na sua estratégia de marketing.
Somente em 2019, 293,6 bilhões de emails foram enviados e recebidos diariamente (segundo o Statista, 2020). O e-mail é ainda um forte aliado na comunicação, principalmente quando falamos de marketing. Para isso, usamos uma estratégia que se chama justamente e-mail marketing. Por meio dessa estratégia são feitos disparos de e-mails para um determinado público que queremos atingir, independentemente esse público esteja em uma base de e-mail específica ou não.
Por meio da automação de e-mail, que deixa seu envio mais fácil e otimizado, conseguimos direcionar campanhas totalmente focadas. Por incrível que pareça, o e-mail é uma ferramenta de comunicação e também é o lugar onde vamos todos os dias para receber notícias informações que confiamos. Geralmente quando divulgamos o nosso e-mail para alguém ou alguma empresa, isso significa que queremos saber a respeito dela.
Então, podemos dizer sim que o e-mail é uma das poucas fontes confiáveis para enviar conteúdo para um público que realmente está interessado no que estamos falando.
Podemos enviar por e-mail:
Ofertas
Conteúdos informativos
Promoções
Formulário de pesquisa
Newsletters
Convites
Avisos
Para:
Engajar a audiência
Promover conteúdos
Nutrir a audiência com conteúdos
Vender produtos e serviços
Por que você deve usar o e-mail para se comunicar com seu público
Alcance
Ano passado (2019) os usuários de email no mundo todo totalizaram 3,9 bilhões de pessoas, segundo pesquisa do Statista. Este número deve crescer para 4,3 bilhões de usuários em 2023 (projeções do Statista). Isso é metade da população do mundo. Muita coisa e não deve ser ignorada.
Toda ação que fazemos em outros sites ou canais precisam do e-mail como ingresso de acesso, portanto, usamos e-mail todos os dias. Além disso, o e-mail alcança seu destinatário 100%, diferentemente das redes sociais, que só entregam 5% do seu conteúdo para o público.
Liberdade criativa
O e-mail não tem limite de caracteres. Posso por imagens, gifs, infográficos, vídeos, textos curtos e artigos longos. É aquela tela em branco que todo artista e todo escritor tem para desenvolver todo o seu potencial criativo e criar o melhor conteúdo para sua audiência.
Se você tem um domínio, uma ferramenta de e-mail e alguém para emitir as mensagens, você já consegue incluir o e-mail em sua estratégia de comunicação.
A ferramenta ideal para quem tá iniciando é o Mailchimp.
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