Infelizmente é um dado real. O brasileiro, de uma maneira geral, não tem o hábito da leitura diária. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2016 ( a próxima deve sair este ano), o brasileiro lê 4,96 livros por ANO, e apenas 2,43 foram lidos do começo ao fim. Ou seja, além de ler pouco, ainda abandonamos metade das leituras antes de terminar.
Saltamos de uma cultura oral para uma cultura audiovisual, e em um país colonizado, repleto de analfabetos, era de se esperar que o hábito da leitura demorasse a chegar. Mesmo o que as pesquisas mostrem os jovens consumindo mais livros hoje, nem sempre temos a certeza que eles estão sendo lidos.
Sou uma leitora voraz e defensora do hábito da leitura para o crescimento pessoal e profissional. Por isso, trouxe algumas dicas para te ajudar a adquirir o hábito da leitura diária, caso ainda não tenha.
Comece por livros curtos com assuntos de seu interesse
Entenda que nem todos os livros possam te interessar no início. Depois, pode ter certeza que você vai querer ler até bula de remédio e o Alcorão. Por isso, ao começar, escolha assuntos de seu interesse.
Gosta de moda? Procure livros e artigos sobre isso. Prefere poesias? Há uma gama de textos que você pode ler.
Nem todos os livros vão te agradar
Se você começou uma leitura e percebe que ela não está agradável, não desista fácil. Eu faço assim: dou ao livro a chance de 50 páginas. Se até aí ele não me fisgou eu paro. Mas é importante insistir.
Os começos geralmente estão introduzindo o leitor na história, e dependendo da escrita de cada autor, esse início pode demorar a engrenar.
Pare e troque o livro sem pestanejar
Se o livro já está na página 70 e nada de engrenar, troque sem pestanejar. Antigamente eu tinha pavor de abandonar livros. Mesmo que ele estivesse ruim eu ia até o final, com a esperança do livro melhorar, e tinha medo de perder algo importante no meio da leitura.
Depois de muito fazer isso, hoje eu percebo que nem todos os livros são pra todo mundo. E os livros tem momento certo para serem lidos e absorvidos em sua completude. Portanto, não rolou química com o livro, não insista. Se despertou algum tipo de interesse, de repente o momento não é agora. Troque a leitura e seja mais feliz.
Leia contos
Os contos são narrativas curtas completas que podem ser uma porta de entrada para leitura de grandes romances. Eu já li muitos contos, comecei pelos da Lygia Fagundes Telles e sou fã incondicional de Edgar Alan Poe, recomendo que você comece por esses. Hoje, há anos não leio contos, e ao escrever isso, me deu uma vontade danada.
Faça um cronograma de leitura
Pode parecer estranho fazer um cronograma de leitura, mas em muitos casos pode ser bem eficaz. Com pequenas metas, fica mais fácil você se comprometer com a leitura. Você pode dividir a leitura por páginas, capítulos, quantidade de horas no dia, enfim, você define o melhor tipo de cronograma.
Se for um livro de contos, é possível dividir a leitura em 1 conto por dia. Hoje eu divido minha leitura em quantidade de horas por dia, e tem funcionado bem. Quando não consigo bater a meta em um dia eu compenso no outro, e assim vai.
Leia com outras pessoas, participe de clubes de leitura
Compartilhar impressões do que se lê é muito importante para manter o hábito. Eu sempre fui uma estranha no ninho nos ambientes em que transitei. Sempre convivi com pessoas que não têm o mesmo hábito de leitura que o meu. Então, para falar sobre minhas leituras, eu recorri a aplicativos para encontrar leitores (hoje uso o Skoob) e a clubes de leitura (hoje faço parte de um clube de leitura da minha cidade).
O bom de clubes de leitura é que geralmente as pessoas gostam de ler clássicos, e tenho a oportunidade de ter contato com obras que não leria de livre e espontânea vontade. No clube que participo, o critério de escolha de livros são de autores do mundo todo e de preferência que tenham Nobel de Literatura. Só esse ano conheci autores diferentes, como um egípcio, um albanês e dois japoneses.
Aproveite os momentos vagos
Qualquer brecha no seu dia pode ser um motivo para você ler. Eu faço muito isso. Uso muito o celular para me comunicar e receber conteúdos, mas outra parte do meu tempo vago é certamente dedicado à leitura. Quando adquirir o hábito, vai ver como vai querer aproveitar cada brecha.
Essas dicas te ajudaram? Então, siga meu Instagram para mais conteúdos.