Quando falamos em produtividade, temos que ter a consciência que é preciso quebrar alguns paradigmas a respeito. O primeiro deles é que nem sempre quem está ocupado está produzindo algo de valor. De repente, a pessoa está só cumprindo tarefas rotineiras. Então, como melhorar a produtividade para realizar nossos sonhos?

A produtividade não precisa ter mais os mesmos aspectos de ocupação full time diária, os quais estamos acostumados desde a revolução industrial. Pouco se mudou desde essa época, e as novas percepções sobre a produtividade efetiva, que funciona e traz resultados está passando por novas configurações agora.

Precisamos entender que para realizar nossos objetivos, metas e sonhos precisamos ter uma disciplina e uma rotina para cumprir algumas tarefas que vão levar à essas realizações. Porém, essas tarefas precisam ser prazerosas e ter como meta realizar nossos sonhos e desejos.

Tarefas produtivas nem sempre são árduas e longas, depende do que está produzindo. Este artigo, por exemplo, foi minha principal produção da manhã de hoje e fiz em 45 minutos. Mas nem sempre isso acontece. Tem conteúdo que levo horas e às vezes dias para produzir.

Tipos de tarefas

Existem dois tipos de tarefas que cumprimos diariamente: as tarefas de produção e as tarefas de ocupação. As tarefas de produção são aquelas que fazemos para alcançar nossas metas e objetivos e teremos bons resultados ao final do processo. 

As tarefas de ocupação são aquelas que fazemos porque são necessárias e praticamente obrigatórias para a roda da vida girar mas, infelizmente, elas não te levam direto ao seu objetivo. São elas: pagar contas, consultas médicas, participar de reuniões chatas e improdutivas, fazer almoço, lavar a louça (ai, eu odeio lavar louça com todas as forças do universo, rs).

Precisamos ter em mente que a produtividade precisa ter um esforço direto, focado e concentrado. O resultado virá desse esforço. Quando fazemos tarefas de produção, o resultado pode demorar um pouco, mas ele vem.

Ocupação x produtividade

Muitas pessoas passam o dia todo ocupadas e não conseguem alcançar seus resultados porque apenas cumprem tarefas de ocupação. Para ser efetivamente produtivo, não basta só criar listas de To Do ( A fazer). É preciso ter clareza nos seus objetivos para desenhar as pequenas metas para direcionar suas produções.

Por exemplo. Estou fazendo o doutorado, e comecei o processo de escrita da tese. Para isso, criei um projeto no Trello em que gerencio minhas principais tarefas para alcançar esses objetivos. Lá eu organizo as metas e no meu Planner e coloco as tarefas a serem feitas, como: ler o livro, escrever tanto por semana, planejar capítulos, fazer fichamento do livro X, e por aí vai.

Cada tarefa que eu cumpro neste projeto é um passo adiante que dou em direção à finalização da minha tese para conseguir o título de doutora. Quando eu paro de ler um livro de fichamento para ir ao mercado ou ao médico, por exemplo, executo uma tarefa de ocupação e que me tira do meu foco.

Para amenizar os efeitos disso, é preciso tentar se organizar e priorizar os cumprimentos das tarefas de produção. Quando mais você focar nessas tarefas, mais você consegue realizar. É importante saber como melhorar a produtividade para alcançar nossas metas e realizar sonhos.

Como melhorar a produtividade ao organizar as tarefas

Como melhorar a produtividade

Estar ocupado não significa necessariamente estar produzindo. Produzir é focar em tarefas que levem à realização dos projetos e seus sonhos. E não se preocupe pois as tarefas não terão fim, e tá tudo bem. Isso não é um problema. Sempre teremos tarefas a cumprir no dia, mesmo que você tenha tirado um tempo de férias. O importante é sempre saber como melhorar a produtividade.

Eu recomendo fortemente que você tenha uma agenda, um planner e organize seus projetos no Trello ou em algum caderninho de anotações. Se você não tem agenda acaba virando a agenda dos outros.

Procure estabelecer horários e períodos do dia para cumprir as tarefas de ocupação, como responder emails, mensagens, dar um jeito na casa, fazer compras, entre outros. O tempo restante, que será maior, fica para as tarefas de produção.

A primeira tarefa do dia precisa ser algo que é prioridade para você no momento. Cada um funciona de um jeito, e para mim, funciona assim hoje: após acordar, faço meu café e meu chá e faço as leituras dos meus estudos, ou mesmo de algum livro de literatura.

De manhãzinha tenho silêncio e consigo focar melhor.  Depois, foco nas tarefas de produção dos meus trabalhos e, na hora do almoço, paro para fazer algumas tarefas de ocupação da casa.

Gosto de organizar minhas principais tarefas da semana no domingo porque tenho uma visão geral do que vai rolar. Aí, durante a semana, as coisas vão acontecendo e eu encaixo nos planos iniciais, para não prejudicar nenhuma tarefa.

Ter disciplina para ser produtivo não é fácil. É algo que vamos adquirindo com o tempo. O importante é aprender que precisamos respeitar nosso ritmo, criar agenda de acordo com ele e aprender a delegar tarefas que vão nos dispersar de nossos sonhos. Esse é um assunto para um outro post.

Se você gostou do texto, vai lá no meu Instagram que tem conteúdo e conversa todo dia. Me chama no direct para trocarmos uma ideia.