O marketing digital diz que é preciso produzir conteúdo todos os dias para melhorar o engajamento com a audiência. Muitas agências de publicidade, de marketing digital, muitos profissionais de conteúdo e pequenos empresários ficam doidos com isso, pois nem sempre o mar está pra peixe no mundo das ideias criativas.
Eu concordo e discordo ao mesmo tempo desta afirmação. Claro que é preciso ter frequência no seu conteúdo, estar presente, por a cara no sol, rs. Afinal, quem não é visto não é lembrado, certo? Quanto mais você aparece, mais conexão você gera com quem você quer. Até aí eu concordo.
Porém, eu não gosto de algumas postagens que eu tenho visto. Pessoas e agências que ficam tentando criar atalhos, e falam assim: “Olha, te dou um calendário prontinho com x ideias de conteúdo para você postar todo dia”. ou então: “Você não postou nada hoje, veja 10 ideias”.
Semana passada eu coloquei esse artigo aqui no blog que traz 14 ideias de conteúdo para Instagram. No final, falei que é importante que você tenha repertório de conhecimento e que você busque de forma criativa desenvolver seus conteúdos. Essas ideias são só para você direcionar a produção e se organizar. Quanto mais autêntico for o conteúdo, melhor é o envolvimento da sua audiência.
A produção de conteúdo pode falhar
Sobre produzir todos os dias, entendo que, como seres humanos falhos que somos, chegará um dia em que vamos falhar, as ideias vão faltar, alguns imprevistos podem acontecer, a gente pode estar de mau humor, saco cheio, TPM, dor de cabeça, resolvendo problemas familiares, enfim, muita coisa pode atrapalhar a produção de conteúdo.
E aí, você vai morrer por causa disso? A audiência vai esquecer a sua empresa só porque hoje você não conseguiu fazer um post? Acho que não, né. A falha é o fator humano da produção de conteúdo. Não adianta você assinar uma plataforma em que você vai deixar o seu mês inteiro de conteúdo programado, pois fica sempre faltando a humanização da comunicação.
Tem dias que a gente falha, sem problemas. E te digo uma coisa: quando você falhar, não se force a inserir qualquer tipo de conteúdo apenas para preencher espaço. Quando você faz algo desse tipo em qualquer situação da sua vida, o resultado não costuma ser bom.
É melhor você optar pela qualidade e não pela quantidade. Em vez de postar de segunda a segunda, um conteúdo raso, apressado e sem profundidade, opte por postar 3 vezes por semana com discussões mais interessantes e conteúdo melhor preparado, que dialogue com sua audiência, crie laços e traga informações relevantes.
Eu defendo que é melhor fazer menos com mais qualidade, do que disparar posts aleatórios só para cumprir agenda e não agregar nenhum valor para quem te segue.
Essa é uma reflexão que você deve fazer com sua equipe e ver se vale a pena todo o estresse gerado pela obrigatoriedade de post diário. Ás vezes, nem tudo que funciona para algumas empresas e pessoas pode funcionar para você. Faça testes sempre.
Produza conteúdo quando você tiver conteúdo de valor, mesmo que não seja todos os dias.
Passa no meu Instagram pra ver os conteúdos que eu publico lá.