Depois de um longo inverno sem aparecer por aqui, hoje trago uma dica, que na verdade é mais um pedido. E esse pedido é muito especial porque ele visa única e exclusivamente e a sua melhoria pessoal e profissional: estude!

Não importa a sua área de atuação e nem o trabalho que desenvolve. É preciso que você estude todos os dias. Só com estudo você se aprimora, domina mais temas do seu trabalho, ganha referências e fica cada vez mais expert no que você faz.

Como adquirir o hábito do estudo

Qualquer novo hábito deve ser inserido aos poucos em nossa rotina. De nada adianta você propor a estudar 4 horas por semana e concentrar todas essas horas no mesmo dia ou no mesmo período.

É uma mudança grande para ser feita de uma vez. O que eu recomendo é que você estudo, no mínimo, 15 minutos por dia. Isso pode chegar até 1 hora ou 2, se você começar com 15 minutos e ia aumentado o tempo gradativamente.

Vale lembrar que estudar não é só ler livros. Envolve ver aulas, vídeos, ler artigos, entre outros. Vou dar um sugestão de como começar.

Separe o período do dia que menos te atrapalha e faz com que você se concentre nos estudos. Comigo funciona de manhã. É minha primeira tarefa do dia.

Estudo: imprescindível em sua rotina

Se estiver começando, divida seu tempo de 15 minutos em 3 estágios de 5 minutos:

  • 5 minutos você assiste a uma videoaula de algum curso
  • 5 minutos para ler um artigo na internet
  • 5 minutos para ler algumas páginas de um livro

Faça isso por, pelo menos, 10 a 15 dias. O hábito já terá se instalado depois desse período e você pode começar a aumentar o tempo de estudos e dedicar mais tempo à leitura. Já que a leitura exige mais concentração e, à vezes, que você faça anotações, é preciso que ela tenha um tempo de foco maior. Para aumentar para 1 hora de estudo, sugiro:

  • 10 minutos assiste a uma videoaula de algum curso
  • 10 minutos para ver vídeo no YouTube do tema estudado
  • 10 minutos para ler artigos na internet
  • 30 minutos de leitura com anotações

Claro que são sugestões. Você pode adaptar à sua rotina e sua forma de estudar. Espero mesmo que você compreenda a importância de manter sua mente sempre em movimento e que o estudo é fundamental para você ser o/a melhor profissional da sua área.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos e incentive mais gente a estudar.