Um dia, estava na sala de aula como aluna para assistir uma disciplina, e uma colega comentou o seguinte. “Nossa, queria ser tão inteligente quanto este professor, manjar tudo desse assunto”.
Eu entendi a sua vontade e o seu ponto de vista. Neste momento, eu parei para pensar e cheguei a seguinte constatação aquele professor é muito fera naquela disciplina que ele leciona porque, após uma pesquisa rápida, descobri que ele está estudando aquele assunto há 20 anos.
Uma pessoa que se dedica a estudar o mesmo assunto por 20 anos tem que ser, no mínimo, extremamente brilhante nele. Eu virei para a minha colega e respondi exatamente. “Claro que ele é phodão nisso, mas você também pode ser. Experimente estudar um pouco todos os dias por 20 anos e você vai ver só como será melhor do que ele”. Ela deu risada.
Mas é claro que nem temos essa pretensão. Foi só uma maneira simplista de dizer que quando uma pessoa se dedica com afinco, um pouquinho por dia, naquilo em que ela quer se tornar boa, ela vai conseguir. Isso é matemática = quanto mais você acrescenta, mais cheia de conteúdo você fica.
A disciplina sempre vai vencer o talento, quando o talento não adormecer. Algumas pessoas têm talento e disposições para algumas, mas não sei se acredito muito em dom. Prefiro acreditar que quando você quer alguma coisa, você tem que se esforçar ao máximo para se tornar o melhor. Isso exige muita disciplina.
Tem o outro lado da moeda. Eu não sei se acredito que todo mundo pode fazer tudo o que queira. Por exemplo, tenho 1,57 cm e vamos supor que meu sonho seja me tornar campeã mundial de basquete. Isso exigiria um esforço sobrenatural da minha parte. Quem tem 1,80 cm certamente teria mais sucesso do que eu e em menos tempo.
Uma pessoa que é um adulto analfabeto pode se tornar um escritor renomado um dia, se começar a se alfabetizar hoje. Mas ele terá muito mais dificuldades do que uma pessoa que já é alfabetizada desde a infância. Quem tem uma pré-disposição sempre vai vencer esse jogo.
As pessoas que não têm pré-disposição para alguma coisa, como meu exemplo e o do escritor que era analfabeto, tendem a desistir mais fácil por encontrarem muito mais dificuldades do que as outras pessoas. Por isso, acredito que nem todo mundo pode tudo.
Em qualquer caso, sempre vai se dar melhor quem usar a disciplina para lapidar o talento. Não se engane com pessoas muito melhores que você em algumas áreas. Elas só se dedicam muito mais que você em determinado assunto. Você também poderá fazer isso se tiver o mesmo nível de dedicação e uma certa pré-disposição.
Portanto, mesmo se você tem talentos ou algumas facilidades, não os deixe adormecido e procure treiná-los diariamente.