Ontem fiz uma postagem no meu instagram com umas fotos de uma viagem que fiz para o sítio de um tio meu no feriado de 7 de setembro. Eu realmente tirei o feriado para descansar, ficar em meio a natureza, fazer trilha, ouvir o canto dos passarinhos, sentir o cheiro de mato.
Tudo isso com as pessoas que amo, minha família e o Rodrigo. Eu falei no post que hoje eu entendo a importância de fazer pausas e que, aprendi com a corrida, que descanso também é treino. Parece algo bem simples mas nem sempre foi assim pra mim.
Como multipotencial, eu sempre estive envolvida em diversos trabalhos, projetos paralelos, freelancers…Sempre com o meu tempo todo tomado, sem condições de respirar direito, deixava de ver amigos, família e nem conseguia ter relacionamentos, tamanha era minha lista de afazeres diários.
Não que essa lista tenha diminuído, muito pelo contrário. Ser professora em tempos de pandemia só fez meu trabalho triplicar. A diferença está em mim. Eu mudei, recalculei a rota e hoje tenho uma noção diferente do que é produtividade, do que é ser ocupada ou ser produtiva, do que é urgente e do que é essencial.
Leva tempo, não é fácil, mas chega um momento em que conseguimos discernir isso tudo com mais clareza. E, para mim, chegou esse momento.
Fazer pausa em meio ao caos
Só para você ter uma ideia, estou com 3 grandes projetos em andamento, e tenho em mente, pelo menos mais 3 para dar start. Neste feriado de 7 de setembro, tendo em vista esse movimento, eu não deveria ter saído. Em outros tempos, o da Jéssica antiga ocupadérrima workaholic (haha), eu não teria saído de casa. Teria ficado louca no notebook, tentando ajeitar tudo ao máximo.
Eu trabalhei um pouco no feriado. Sábado dei aula on-line no meu projeto Aulas Incríveis, e depois estudei a tarde toda. Mas a diferença é hoje divido o tempo do meu jeito, nesse tempo que consigo fazer tudo o que me faz bem sem me estressar.
Veja bem como eu fiz: no sábado eu trabalhei e estudei. No domingo eu foquei mais em estudar, e à tarde e à noite eu fiz o famoso “vários nada”, ou seja, fiquei vendo filmes, vídeos no TikTok, dormi, etc.
Na segunda, eu e o Rodrigo fomos para o sítio para descansar segunda e terça, ter um pouco de natureza e paz, e recarregar as energias para a semana. E tudo fluiu muito bem. Nos dias de descanso eu não trabalho e nem estudo nada, são permitidas só leituras de literatura, e neste nem isso eu fiz. Quis ficar só em contato com a natureza.
O saldo
Voltamos renovados, com as ideias dos projetos pipocando na mente, com vontade de colocar tudo em prática o quanto antes e sem culpa nenhuma. Quando você trabalha para si não há atrasos, tudo está sempre no seu devido tempo.
Se esse texto fez sentido para você, compartilhe com os amigos e me segue lá o insta. Lá é mais fácil de me encontrar . 😉