Para que você ter algum resultado com a sua produção de conteúdo, é preciso fazer um planejamento. Dentro deste planejamento, é preciso descobrir ou redefinir o seu nicho e propor conteúdos que tenham a ver com ele e sua persona (o seu público potencial).

Uma forma excelente de começar a planejar seus conteúdo é mapear quais são os tópicos que você vai tratar, por meio de um Mapa de Tópicos. Mas o que seria esse mapa?

Nada mais é do que um mapa para organizar e categorizar informações. Usamos para guiar nossas estratégias de produção de conteúdo. Para mim, ele serve como uma bússola de organização de conteúdos relevantes que eu possa publicar para minha audiência.

Por exemplo, você pode se guiar por um assunto principal, que é o foco central da sua produção de conteúdo. A partir daí, pode subnichar ou pelo menos organizar outros assuntos que você gosta de falar.

A partir dos assuntos macros, você cria as suas pautas de conteúdo. O mapa serve para direcionar e deixar mais fácil a criação de pautas. Eu uso para produzir meus conteúdos e trouxe hoje como dica para que você organize seus conteúdos também. Você pode usar o mapa para:

  • organizar os principais temas das suas redes;
  • uma forcinha extra na criatividade dos seus posts;
  • direcionar as suas pautas.

A seguir, montei um exemplo. Supondo que você seja um ou uma nutricionista. Listei os principais assuntos que você pode tratar em seu perfil do Instagram. O círculo maior é o assunto principal e os demais são temas que você aborda, porém em segundo plano.

Assim, por meio dos temas, você consegue se organizar para propor as postagens.

Espero que tenha gostado da dica! Siga meu perfil no Instagram para dicas diárias.