Você costuma fazer planejamentos? Planejar seu dia, sua semana, seu trabalho e sua vida pessoal? Por aqui, tento planejar tudo, até o desplanejamento. Já vamos entender esse conceito.
O planejamento é parte essencial de uma rotina bem-sucedida. Por mais que haja imprevistos, sempre é bom saber o que a agenda previa. Assim, fica mais fácil tomar decisões de realinhamento, caso seja necessário.
Hoje vou falar rapidamente sobre planejar a semana para planejar conteúdos. Quem trabalha com conteúdo sabe muito bem da pressão que vivemos hoje para sermos produtivos: “tem que ter 100 Stories todos os dias, 3 conteúdos no feed, 2 conteúdos no LinkedIn”, e por aí vai. É como se fôssemos transformados em máquinas e tivéssemos que fazer uma produção em larga escala.
Com a entrada de muita gente nova no digital ano passado, as redes estão abarrotadas de novos produtores de conteúdo. E a tendência é só aumentar. Então há uma corrida desenfreada para ser visto, lido e comentado. Ok, mas e como fica sua saúde mental e sua paz de espírito nisso tudo?
Outro detalhe importantíssimo: vale a pena correr loucamente só para carimbar a produção do dia, mesmo que seja apenas um conteúdo mais do mesmo que estão todos falando? Ou vale a pena esperar um pouco e fazer um conteúdo autêntico, que tem a sua cara e dá o seu sentido no momento oportuno?
Para tentar me organizar, eu criei meu próprio modo de trabalhar, que faz com que eu consiga ter algo planejado, mas também deixo minha imaginação fluir e produzo somente quando há uma mensagem significativa que quero passar. Costumo trabalhar com 3 tipos e planejamento:
🔥Planejamento da rotina: Aqui eu uso um planner para planejar meu dia, minha semana e meu mês. E incluo tudo: tarefas de trabalho, aulas, estudos, compromissos pessoais, conteúdos, etc. Já para as ideias de conteúdos eu uso um bloquinho exclusivo para isso e, também, o bloco de notas do celular.
🔥Planejamento de conteúdo: Com base na linha editorial, separo os assuntos que quero tratar, alguns que meus seguidores me pedem e esquematizo postagens em diversos formatos.
🔥Desplanejamento: Esse é o melhor. Com base em minha rotina e no pré-planejamento de conteúdo, eu faço um desplanejamento em alguns horários vagos que deixo para a criatividade fluir. Nesse momento eu leio, vejo filmes, caminho, cozinho, fico à toa sem telas, etc. São nesses momentos que as melhores ideias surgem. É o famoso modo difuso. Quando a ideia surge no meio do nada, eu faço o conteúdo e posto na hora, sem seguir horários, regras, nada. Apenas na espontaneidade do momento. E, em muitos casos, isso dá bom no que diz respeito a métricas.
No desplanejamento, métrica é o que menos importa. Neste processo, o que vale é que seu conteúdo tenha uma mensagem que vai agregar para as outras pessoas. É dessa forma que eu trabalho. Para desplanejar algo, é só criar momentos em sua rotina ou seu planejamento que deixem brechas para os imprevistos, os momentos difusos, as horas dos cafés e dos chás.
Outra forma de desplanejar é deixar um conteúdo pronto mas, caso nasça outro conteúdo melhor no momento, esse que estava planejado pode ir para outro dia, outro momento, outro formato. Pode acontecer de um conteúdo pensado e planejado ser completamente descartado porque outro mais orgânico tomou o lugar dele, e tudo bem. Desplanejar é isso: abrir-se ao inesperado.
Não trabalho com produção de conteúdo insana, industrial e robotizada. Prefiro ter uma comunicação mais humanizada e empática, que faça sentido para quem acessa.
E como você faz? Há planejamento ou corre tudo solto por aí?😎🖍