Você sabe para quem você está comunicando? Às vezes pensamos que sim, mas temos a certeza que não quando nossa comunicação não traz o retorno que esperamos. O retorno não vem porque não conseguimos atingir a persona ideal, seja por não saber o que é, seja por ter construído a persona de forma errada, seja por não conseguir modular o tom de voz para emitir a comunicação adequada à persona.
O que é persona
A persona é o passo inicial para a sua produção de conteúdo. Afinal, é preciso saber para quem você vai escrever ou produzir fotos e vídeos, não é? Uma comunicação só é eficaz se você a direciona. Sem saber seu algo mais, qualquer conteúdo é obsoleto.
Você já deve ter ouvido falar do termo persona e já deve saber que ela é diferente do público-alvo, certo? Caso não, vamos primeiro aprender a diferenciá-los.
Público-alvo é a representação geral de um grupo de pessoas que podem ser seus potenciais leitores ou clientes. Estão categorizados de forma mais ampla, e é partir dele que extraímos a persona. Por exemplo:
Homens, de 25 a 35 anos, profissionais de TI, moram no Estado de São Paulo. (por dentro de um box)
As personas são personagens semifictícias de seus leitores ou clientes ideais, com base em dados reais sobre informações com base demográfica e seus comportamentos online.
Para começar a desenvolver persona, uma boa dica é pesquisar base de clientes para identificar os compradores mais comuns para seus produtos e serviços. Pode acontecer de você ter vários tipos, mesmo assim é possível criar uma persona para cada um. É importante que eles tenham uma descrição detalhada com sua formação, profissional, gostos pessoais, estado civil, pretensões na vida, etc.
Como definir a persona
Há outras formas de definir sua persona. Você pode:
- Enviar um formulário com algumas questões para as pessoas responderem.
- Entrevistar pessoas que tenham o perfil da sua persona.
- Fazer pesquisas na internet
- Usar aplicativos prontos para isso, como o Fantástico Gerador de Personas da Rock Content.
Com base nesses perfis, você pode descrever as dores, necessidades e desafios de cada persona fazendo-se várias perguntas importantes:
- Quais são seus problemas?
- O que ele precisa resolver?
- O que pode estar atrapalhando ele a alcançar as soluções para seu problema?
Em seguida, desenvolva um perfil de cada persona. Você sabe quem são, agora pense em todas as maneiras pelas quais eles pesquisam uma possível compra no seu site ou em outras pessoas. Aqui estão sugestões das perguntas que você deve fazer:
- O que eles fazem online? Eles lêem blogs? Ouvem podcasts, veem vídeos no YouTube, já assinaram o Tik Tok?
- Eles estão ativos no Instagram, Facebook ou outras redes sociais?
- Que tipo de termos de pesquisa eles usam?
- Eles são assinantes de newsletter?
- Que tipo de informação eles tendem a consumir online?
Quanto mais detalhes você incluir no desenvolvimento de sua persona, mais fácil será criar conteúdo para ela. Exemplo de persona com base no público-alvo:
Paulo, 28 anos, solteiro, desenvolvedor Back-end, mora em São José do Rio Preto na casa dos pais. Faz pós-graduação, trabalha por conta de forma remota, usa Instagram e LinkedIn, gosta de rock, fuma cigarro, tem tatuagens no braço, frequenta bares aos finais de semana, se informa por sites de notícias e blogs da área de TI. (por em box)
Não se esqueça: o seu negócio pode ter mais de uma persona, e você pode produzir conteúdo para todas elas de forma alternada. Basta fazer um calendário editorial para te ajudar.
O segredo para construir a persona ideal
O grande pulo do gato para construir a persona ideal é: após você fazer as pesquisas conforme indicado acima, é preciso praticar a Empatia.
A empatia é a habilidade socioemocional de se colocar no lugar do outro, adotando sua perspectiva e compartilhando suas emoções. Na prática, porém, a empatia é mais complexa.
É só quando você se colocar no lugar do outro que você consegue ver o que ele quer, o que ele busca, de que forma o outro receberá sua comunicação. É preciso aprender a enxergar por meio do olhar do outro para compreendê-lo. Enquanto você não fizer isso, sua comunicação sempre será mais do mesmo.
Uma das formas de praticar a empatia é aprender a ouvir o outro. Existem 4 formas de praticar a escuta:
- Piloto automático: quando você ouve sem prestar atenção, não absorvemos a informação e a comunicação fica superficial
- Escuta objetiva: você não está tão interessado na fala do outro, mas sim em responder e concordar e discordar do seu ponto de vista
- Escuta empática: aquela que nos doamos para ouvir e geramos uma conexão emocional com o outro
- Escuta gerativa: além de criar conexão, conseguimos ter insights e criar um diálogo profundo com o outro
Para criar persona, o ideal é que fiquemos nos níveis 3 e 4. Praticar a empatia é um bem enorme para nossas relações e nosso processo de comunicação.
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