Afinal, é preciso ter presença audiovisual.

O YouTube foi uma grande criação. A plataforma possibilita a publicação de vídeos de todos os gêneros e também a criação, de forma independente, de diversos tipos de conteúdos. Cada gênero visa atender um nicho específico de público. Assim, todos acabam encontrando sua tribo. Mas, para que isso aconteça, aprender como funciona o ranqueamento no YouTube é fundamental.

Para conseguir um bom ranqueamento nesta plataforma, não basta apenas produzir um conteúdo de qualidade. É preciso que esse conteúdo seja visto e compartilhado. E, para ter sucesso nesse engajamento, há algumas técnicas que podem facilitar a visualização e distribuição orgânica.

Como conseguir visualização orgânica

Para instigar o interesse do público para consumir seu conteúdo, algumas dicas podem ajudar. Usar o SEO, Search Engine Optimization ou Otimizador dos mecanismos de busca, é uma das estratégias.

Com ela é possível melhorar a busca orgânica na plataforma e fazer com que o seu conteúdo chegue a mais pessoas sem precisar pagar por isso.

Para um vídeo ter bom ranqueamento, ele precisa gerar visualizações, comentários e compartilhamento. Além disso, o tempo médio que a persona fica no vídeo é primordial para medir o sucesso do conteúdo. “Quanto mais tempo o público permanece assistindo, mais interessante e relevante lhe parece o conteúdo”(Moletta, 2019).

Confira algumas técnicas para conseguir um bom ranqueamento para vídeos no YouTube:

  • Título do vídeo : Faça títulos que contenham, no máximo, de 70 a 100 caracteres com espaço. 70 é ideal para que o título completo apareça na plataforma e o usuário saiba exatamente o que vai ver. Sempre que possível, posicione as palavras-chave no início do título. 
  • Use a palavra-chave do tema do seu vídeo no título.
  •  Tags : Use pelo menos 10 tags para indicar ao YouTube qual é o assunto do seu vídeo. Para descobrir quais são as melhores tags, conte com a ajuda das ferramentas Google Adwords e SemRush.
  • Se o vídeo foi feito para divulgar um comércio local, também use tags que englobam a localidade, como “churrascaria em Porto Alegre”.
  • Descrição do vídeo: Faça pequenos textos que vão ajudar os robôs do YouTube a identificar a relevância do seu vídeo para certos assuntos. Os 100 primeiros caracteres devem trazer uma descrição geral do vídeo e pelo menos 1 das palavras-chave.
  • O tamanho mínimo ideal de um texto de descrição é, em média, de 300 palavras.
  • Chamada para a ação (CTA) : Call to Action, ou seja, estimular o público a clicar nos links da descrição, deixar comentários, compartilhar o vídeo e cliquem em “gostei”. 
  • Engaje o público : Comentários, compartilhamentos e curtidas são fatores que mostram ao YouTube que o seu público confia no seu conteúdo.
  • É importante dar atenção ao maior número de comentários possível, principalmente nas primeiras 48 horas de publicação do vídeo. O público deve sentir que o seu canal está ligado nos comentários da audiência.

Agora, de nada adianta seguir todas essas técnicas e não fazer um bom roteiro. Aqui tem um guia que preparei para te ajudar a construir um roteiro para vídeo curto. Capricha no conteúdo, hein! É ele que vai prender a atenção da sua audiência.

Você já conhece meu Instagram? Além de conteúdo aleatório, dou dicas de livros, filmes, séries e produção de conteúdo. Dá uma olhada lá 😉