Ontem gravei uma aula sobre Tik Tok no meu curso de produção de conteúdo digital: a Conteúdos Incríveis. E achei importante falar disso aqui também. Pois muita gente ainda ignora os aplicativos que consideram obsoletos para o seu momento atual, e esquecem que tudo muda num piscar de olhos.
O que eu disse na aula eu vou dizer aqui: não ignore o Tik Tok só porque você acha que ele é uma rede social bobinha de vídeos de dança para adolescentes. Não é.
Como o Tik Tok começou
A rede social surgiu e já se estabeleceu em 2017 e seu crescimento tem sido metórico. Só em 2019 o aplicativo foi baixado 750 milhões de vezes. Apesar de fazer grande sucesso entre o público mais jovem, de 16 a 24 anos, o Tik Tok tem se popularizado a cada dia mais entre todos os outros públicos.
Eu mesma criei uma conta para testar e ver o que está rolando por lá. Ainda não produzo conteúdo no Tik Tok, mas tenho percebido a movimentação, as tendências e vejo que o potencial da rede para uma estratégia de marketing digital e marketing de conteúdo é inegável.
Hoje, o Tik Tok é, basicamente, uma rede para:
- Vídeos engraçados
- Desafios
- Vídeos de dança
- Dublagens
- Pequenos tutoriais
O que você pode produzir para o Tik Tok
Porém, tenho percebido que algumas pessoas têm explorado mais o potencial da rede para seus próprios conteúdos. Com base no que tenho notado, e que acredito que funciona, há alguns tipos de conteúdos que você pode testar a produzir por lá. Vamos ver:
Tutoriais: Ensine o seu público sobre algo do seu trabalho, do seu conhecimento ou do seu produto.
Vídeos de vendas/anúncios: É possível patrocinar posts.
DIY: Do It Yourself (Faça você mesmo) Pequenos tutoriais ensinando a fazer algo por conta.
Videoaulas (micro): Ensine em formato de drops curtos, como se fossem dicas.
Lives: Exatamente, dá para fazer lives por lá também.
Se o Tik Tok não é seu perfil e nem do seu público, recomendo que mesmo assim não deixe de prestar atenção aos movimentos dessa rede. O Instagram já foi muito subestimado por ser considerado uma rede social para fotos de blogueiras ricas e fúteis, e veja só a potência comercial e de relacionamento que ele é hoje.
Faça um perfil e vá acompanhando, de quebra você vai se divertir muito com as dublagens e paródias. Depois, se sentir que pode e deve começar a produzir conteúdo, você já estará na rede e saberá como funciona.
Gostou deste artigo? Ele fez sentido para você? Sempre tenho conteúdos como esse no meu Instagram. Siga meu perfil para receber conteúdos diariamente.